Notícias de saúde

Reposição de testosterona pode aumentar risco cardiovascular

21 de novembro de 2019 (Bibliomed). Para homens idosos com baixos níveis de testosterona, a terapia de reposição de testosterona (TRT) pode aumentar o risco de eventos cardiovasculares, especialmente nos dois primeiros anos de uso, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Medicine.

Pesquisadores canadenses analisaram uma coorte de 15.401 homens, com 45 anos ou mais, com baixos níveis de testosterona e sem evidência de doença hipogonadotrópica ou testicular entre 1995 e 2017. As taxas de risco foram avaliadas para um composto de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico/ataque isquêmico transitório e infarto do miocárdio para aqueles com uso de TRT versus não uso.

Os pesquisadores descobriram que 850 pacientes sofreram um AVC isquêmico/ataque isquêmico transitório/infarto do miocárdio durante 71.541 pessoas-ano de seguimento (taxa de incidência bruta, 1,19 por 100 pessoas por ano). O uso atual de TRT correlacionou-se com o aumento do risco do desfecho composto comparado com o não uso. O maior risco foi observado nos primeiros seis meses a dois anos de uso contínuo de TRT e entre homens com idade entre 45 e 59 anos: 1,35 e 1,44, respectivamente.

O estudo concluiu que a TRT pode aumentar o risco de eventos cardiovasculares em homens idosos com baixos níveis de testosterona, particularmente nos primeiros dois anos de uso. Na ausência de causas identificáveis de hipogonadismo, o TRT deve ser iniciado com cautela entre homens idosos com baixos níveis de testosterona.

Fonte: The American Journal of Medicine. DOI: 10.1016/j.amjmed.2019.03.022.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários