Notícias de saúde

Ainda estamos longe de erradicar a malária

05 de novembro de 2019 (Bibliomed). As taxas globais de infecção e morte por malária permaneceram praticamente inalteradas desde 2015. O Relatório Mundial da Malária da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018 revelou que o mundo está atualmente fora de seu ramo para alcançar as metas de 2030 estabelecidas na Estratégia Técnica Global da OMS para a malária 2016-2030 - ou seja, uma redução de 90% na incidência e taxa de mortalidade de casos de malária.

Em muitos países, o acesso aos serviços de saúde continua sendo um grande desafio. Apenas uma em cada cinco mulheres grávidas que vivem em áreas de transmissão de malária moderada a alta na África é capaz de obter os medicamentos necessários para se proteger da malária. Metade das pessoas em risco de malária na África dorme sob uma rede tratada com inseticida e apenas 3% é protegida por pulverização interna com inseticidas.

Assim, a erradicação da malária em todo o mundo pode eventualmente ser possível, mas quando isso pode ser alcançado não está claro, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Erradicar a malária há muito tempo é um objetivo da OMS, com a primeira tentativa lançada em 1955. A malária mata cerca de 435.000 pessoas em todo o mundo a cada ano, principalmente crianças na África. A varíola é a única doença humana que já foi exterminada.

Fonte: WHO News Release.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários