Notícias de saúde

Consumo de opioides no pós-operatório e fatores pessoais

22 de outubro de 2019 (Bibliomed). Embora tenham sido descritas características associadas ao uso hospitalar de opioides, faltam dados sobre os fatores do paciente associados ao uso destes medicamentos após a alta. Isso dificulta o desenvolvimento de abordagens individualizadas para a prescrição pós-operatória.

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, e colegas procuraram determinar as características pré-operatórias do paciente associadas ao uso de opioide no pós-operatório ambulatorial um mês após a histerectomia, cirurgia torácica e artroplastia total de joelho e quadril. Além disso, a frequência de sobre-prescrição de opioides no pós-operatório foi avaliada. A análise incluiu 1.181 pacientes, dos quais 1.001 tiveram dados primários completos dos resultados e 913 tiveram dados completos de auto-relato de fenótipo.

Os pesquisadores descobriram que idade mais jovem, raça não-branca, falta de diploma universitário, maior ansiedade, maior distúrbio do sono, uso pesado de álcool, uso atual de tabaco e maior tamanho inicial de prescrição de opioides foram significativamente associados ao aumento do consumo dos opioides. A mediana do total de equivalentes de morfina oral prescrita foi de 120 comprimidos de hidrocodona de 5mg, enquanto o consumo médio de opioides foi de 38 comprimidos.

Portanto, certos fatores podem ajudar os médicos a identificar quais pacientes têm maior probabilidade de ter maior uso de opioides no primeiro mês após uma grande cirurgia. O estudo foi publicado no Annals of Surgery.

Fonte: Annals of Surgery. DOI: 10.1097/SLA.0000000000003509.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários