Notícias de saúde

Obesidade está associada com envelhecimento cerebral

23 de setembro de 2019 (Bibliomed). Uma nova pesquisa publicada na revista Neurology teve como objetivo examinar associações entre as medidas de obesidade (índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC), relação cintura-quadril e níveis plasmáticos de adiponectina) no período que variou da meia idade até o inicio da fase idosa, usando marcadores do envelhecimento cerebral em ressonância magnética.

Pesquisadores da Universidade de Miami Miller School of Medicine avaliaram dados de 1.289 participantes no Sub-Estudo de MRI do norte de Manhattan para examinar as correlações entre as medidas de obesidade no meio para início da velhice e marcadores de imagem do envelhecimento cerebral usando ressonância magnética.

Os participantes tinham em média 64 anos de idade no início do estudo. Os pesquisadores descobriram que em modelos totalmente ajustados, maior índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura (CC) foram significativamente associados com córtex mais delgadas. Os participantes obesos (IMC igual ou maior a 30 kg/m²) exibiram menor espessura cortical em comparação com aqueles com IMC inferior a 25 kg/m². Para aqueles com idade inferior a 65 anos, essas correlações foram particularmente evidentes. Para o volume cerebral total, houve associações semelhantes, mas mais fracas.

Assim, a pesquisa concluiu que a adiposidade no início da velhice estaria associada à redução da massa cinzenta mais tarde na vida.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000007966.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários