Notícias de saúde

Bebida Afeta Mais a Memória Dos Jovens

27 de Abril de 2000 (Bibliomed). A memória dos adolescentes é uma das principais vítimas da bebida alcoólica. Estudos desenvolvidos na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, alertam sobre os perigos do consumo de álcool nesse período da vida, quando o cérebro ainda está se desenvolvendo. O trabalho foi feito com 33 jovens de 15 e 16 anos, dependentes de bebida alcoólica. Eles foram comparados com 24 adolescentes da mesma idade, que não bebiam, e os resultados comprovaram os danos que o álcool pode produzir nessa faixa etária.

Entre as diversas funções do cérebro afetadas, afirmam os autores do trabalho, a memória foi a mais prejudicada. Segundo uma das autoras do estudo, a pesquisadora Susan F. Tapert, até os 16 anos, funções do cérebro como a capacidade de julgamento, planejamento e resolução de problemas também estão em desenvolvimento.

Além disso, a bebida alcóolica pode prejudicar os adolescentes na escola, não só no aproveitamento na sala de aula, como na escolha de uma carreira. Se o jovem parar de beber a tempo, pode ser que o problema seja reversível, pois as funções do cérebro ainda estão em formação.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários