Notícias de saúde

Soropositivos estão em maior risco no uso de drogas injetáveis

12 de setembro de 2019 (Bibliomed). Indivíduos HIV-positivos que usam drogas injetáveis ??têm maior probabilidade de ter uma carga viral detectável e se engajar em comportamentos sexuais de alto risco. Isso é o indica pesquisa publicada no Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Pesquisadores do CDC em Atlanta usaram dados do Medical Monitoring Project, que relata estimativas nacionalmente representativas de características clínicas e comportamentais entre adultos com diagnóstico de HIV, para examinar práticas de alto risco e comportamentos sexuais entre pessoas HIV-positivas que injetaram drogas durante os 12 meses anteriores, em comparação com pessoas HIV-positivas que não usaram drogas injetáveis.

Os pesquisadores descobriram que cerca de 10% das pessoas soropositivas que usam drogas injetáveis participam do compartilhamento distribuído de equipamentos de injeção entre 2015 e 2017; aquisição de seringas não estéreis e métodos de eliminação inseguros foram comuns. Oitenta% das pessoas soropositivas que usaram drogas injetáveis ??não receberam tratamento, e mais da metade (57%) autorrelataram que precisam de tratamento com drogas ou álcool. As pessoas soropositivas que injetaram drogas eram mais prováveis ??do que as que não injetavam drogas de terem uma carga viral detectável (48 versus 35%) e participavam em comportamentos sexuais de alto risco.

O estudo concluiu que o aumento do acesso a equipamentos de injeção estéreis, serviços de tratamento de usuários de drogas, e educação em torno da redução de danos e do uso de preservativos podem reduzir a transmissão do HIV entre este grupo de risco.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly. DOI: 10.15585/mmwr.mm6830a1external icon.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários