Notícias de saúde

Intervenções farmacológicas para dor crônica em crianças

29 de agosto de 2019 (Bibliomed). Pouco se sabe sobre a segurança ou eficácia de medicamentos farmacológicos para crianças e adolescentes com dor crônica, apesar de seu uso comum. Uma recente pesquisa realizou uma revisão geral de revisões sistemáticas de intervenções farmacológicas que pretendem reduzir a dor em crianças portadoras de dor crônica não-oncológica (CNCP – dor não relacionada ao câncer) ou de dor crônica relacionada ao câncer (CCRP).

Pesquisadores britânicos incluíram dados de 23 revisões sistemáticas investigando crianças com CNCP ou CCRP. A pesquisa foi publicada na revista Pain.

Os pesquisadores descobriram que sete das 23 revisões incluíam seis estudos envolvendo crianças com dor não relacionada ao câncer. Nenhum estudo clínico randomizado foi identificado nas revisões relativas à redução da dor crônica relacionada ao câncer. Os dados não puderam ser combinados em uma metanálise. A qualidade da evidência foi baixa no geral, inspirando pouca confiança nas estimativas de efeito.

Assim, verificou-se que não existem evidências de ensaios controlados randomizados para intervenções farmacológicas em crianças com dor relacionada ao câncer, mas não se pode negar o acesso de crianças individuais ao potencial alívio da dor.

Segundo os autores, ainda há muito que ser feito no sentido de se entender melhor as barreiras para evidenciar a produção de dor crônica na infância, melhorar a classificação e avaliação da dor crônica, integrar ensaios clínicos como parte do tratamento clínico de rotina, explorar métodos experimentais aleatórios controlados alternativos e estabelecer urgentemente o caso de registros nacionais ou transnacionais de pacientes tratados para dor crônica, com foco principal em medicamentos analgésicos, benefícios, danos e redução de danos.

Fonte: PAIN. DOI: 10.1097/j.pain.0000000000001609.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários