Notícias de saúde

Início da faculdade pode levar a aumento de peso

26 de agosto de 2019 (Bibliomed). A transição do ensino médio para a vida universitária é um momento crítico para a mudança, muitas vezes acompanhado pela adoção de hábitos de vida negativos, incluindo nutrição não saudável. O objetivo de recente estudo longitudinal publicado na revista PLOS One foi identificar as mudanças específicas do sexo na ingestão alimentar e qualidade da dieta, e as alterações associadas no peso corporal e composição durante o primeiro ano de universidade.

Pesquisadores canadenses entrevistaram 301 estudantes (incluindo 229 mulheres) usando questionários de frequência alimentar. Os alunos também tiveram seu peso corporal, composição corporal e circunferência da cintura e do quadril medidas no início e no final do primeiro ano da universidade.

Os pesquisadores descobriram que os alunos ganharam peso e gordura corporal durante o ano, além do índice de massa corporal (IMC). Em comparação com estudantes do sexo feminino, os estudantes do sexo masculino ganharam mais peso, massa gorda, massa magra e IMC, e tiveram maiores aumentos na circunferência da cintura e na relação cintura: quadril. Durante o ano, o consumo de energia permaneceu o mesmo para ambos os sexos, com um aumento do consumo de álcool em ambos os sexos, o que foi maior em estudantes do sexo masculino do que em estudantes do sexo feminino. A qualidade da dieta diminuiu em ambos os sexos, com menor ingestão de alimentos/bebidas saudáveis ??(por exemplo, iogurte, queijo, aveia, pães, arroz, macarrão, legumes, salada verde, frutas, bife, peixe, nozes e leite), mas maior consumo de alimentos e bebidas não saudáveis ??(por exemplo, donuts/bolos, frango frito, cerveja e outras bebidas alcóolicas). Mudanças na ingestão de alguns alimentos correlacionaram-se com mudanças na massa de gordura e na circunferência da cintura, indicando que escolhas alimentares inadequadas estavam associadas ao aumento da adiposidade.

Portanto, durante o primeiro ano da vida universitária, tanto os estudantes do sexo masculino quanto os do sexo feminino fazem escolhas alimentares inadequadas, que estão associadas ao aumento do peso corporal e da composição da gordura; no entanto, estudantes do sexo masculino parecem ser mais afetados do que estudantes do sexo feminino.

Os resultados encontrados podem ser usados ??para informar estratégias e intervenções efetivas de sexo específico para melhorar os hábitos alimentares durante a transição para a vida universitária.

Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0218554.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários