Notícias de saúde

Gordura regional com IMC normal altera o risco de doença cardiovascular em mulheres após a menopausa

08 de agosto de 2019 (Bibliomed). A adiposidade central está associada ao aumento do risco de doença cardiovascular (DCV), mesmo entre pessoas com índice de massa corporal (IMC) normal. Pesquisadores testaram a hipótese de que depósitos regionais de gordura corporal (tronco ou gordura da perna) estão associados com risco alterado de DCV entre mulheres na pós-menopausa com IMC normal. O estudo foi publicado na revista European Heart Journal.

No estudo, os dados foram incluídos para 2.683 mulheres com IMC normal (18,5 a 25 kg/m²). Os pesquisadores descobriram que 291 casos de DCV incidentes ocorreram durante uma mediana de 17,9 anos de acompanhamento. Nem a massa de gordura corporal nem o percentual de gordura foram associados ao risco de DCV após o ajuste para fatores de risco demográficos, de estilo de vida e clínicos. O percentual maior de gordura no tronco correlacionou-se com o aumento do risco de DCV (maior versus menor razão de risco quartil, 1,91), enquanto maior percentual de gordura na perna correlacionou-se com menor risco de DCV (maior versus menor razão de risco quartil, 0,62). Após ajuste adicional para circunferência da cintura ou relação cintura-quadril, a correlação para a gordura do tronco foi atenuada, mas permaneceu significativa. O risco de DCV foi particularmente alto para maior percentual de gordura do tronco combinado com menor percentual de gordura da perna (razão de risco comparando grupos extremos, 3,33).

Assim, segundo o estudo, para mulheres na pós-menopausa com índice de massa corporal (IMC) normal, a porcentagem de gordura no tronco está associada com risco elevado de doenças cardiovasculares, enquanto maior percentual de gordura nas pernas está associado com menor risco de DCV. Estes resultados destacam a importância da distribuição de gordura para além da massa gorda global no desenvolvimento de DCV.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehz391.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários