Notícias de saúde

História familiar de doença de Alzheimer pode alterar a cognição

05 de agosto de 2019 (Bibliomed). Uma história familiar de demência em um parente de primeiro grau está associada a déficits de memória décadas antes do início típico da doença de Alzheimer, de acordo com um estudo publicado na revista eLife.

Pesquisadores americanos desenvolveram uma tarefa de aprendizado pareada (PAL) baseada na Internet para avaliar a influência da história familiar de demência na cognição ao longo da vida. O PAL foi testado entre 59.571 participantes (idades de 18 a 85 anos).

Os pesquisadores descobriram que a história familiar de demência em primeiro grau foi associada a um desempenho mais baixo para indivíduos de ambos os sexos com menos de 65 anos de idade. Idade, sexo, educação e diabetes modificaram o efeito do histórico familiar sobre o desempenho da PAL. Escores mais baixos de PAL foram associados com o alelo apolipoproteína E e4 em indivíduos com história familiar positiva.

Assim, este estudo apoia recomendações ressaltando a importância de viver um estilo de vida saudável e tratar adequadamente estados de doenças como o diabetes; as descobertas destacam especificamente os efeitos positivos de tais intervenções para aqueles com histórico familiar de risco de Alzheimer, abrindo as portas para o desenvolvimento de abordagens de redução de risco mais direcionadas para combater a doença.

Fonte: eLife 2019;8:e46179 DOI: 10.7554/eLife.46179.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários