Notícias de saúde

Uso de mídia social está vinculado à estima e aceitação de cirurgia estética

02 de agosto de 2019 (Bibliomed). Plataformas de mídia social e aplicativos de edição de fotos são fontes cada vez mais populares de inspiração para pessoas interessadas em cirurgia estética. No entanto, as associações específicas entre mídia social e uso de aplicativos de edição de fotos e percepções de cirurgia plástica permanecem desconhecidas.

Pesquisadores da Johns Hopkins University em Baltimore, e colegas conduziram uma pesquisa online com 252 participantes (73% do sexo feminino; idade média de 24,7 anos) para avaliar se a autoestima e o uso de mídias sociais e aplicativos de edição de fotos estão associados atitudes de cirurgia estética.

Os pesquisadores encontraram menores escores de autoestima na escala de autoestima de Rosenberg entre os participantes que relataram o uso do YouTube, WhatsApp, VSCO e Photoshop. Não houve diferenças significativas nas pontuações de autoestima para os participantes que relataram o uso de outras mídias sociais e aplicativos de edição de fotos. Houve uma associação positiva entre investimento em mídia social e consideração de cirurgia estética, com uma pontuação geral maior na Escala de Aceitação de Cirurgia Cosmética vista em usuários do Tinder, Snapchat e/ou de filtros de fotos do Snapchat. Para os usuários dos filtros de fotos do VSCO e do Instagram, houve uma consideração crescente da cirurgia estética, mas não a aceitação geral da cirurgia em comparação com os não usuários.

Esses achados sugerem que as percepções da cirurgia plástica podem variar com base nas mídias sociais e no uso de aplicativos de edição de fotografias.

Fonte: JAMA Facial Plast Surg. DOI: 10.1001/jamafacial.2019.0328.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários