Notícias de saúde

Duchas anais podem aumentar o risco de infecções sexualmente transmissíveis

15 de julho de 2019 (Bibliomed). As duchas anais podem aumentar o risco de contrair infecções virais e infecciosas sexuais, como a hepatite viral e as infecções bacterianas - em homens que praticam sexo com homens (HSH).

É bem conhecido que o HIV e outras DSTs afetam desproporcionalmente os HSH. Portanto, é crucial conhecer os fatores de risco que contribuem para esse maior risco, levando em conta a complexidade dos contextos em que as relações sexuais ocorrem.

Duchas anais, ou seja, a introdução de um líquido, tal como água através de um conduto para a limpeza do reto antes ou depois do sexo anal, é uma prática comum entre HSH. Segundo a pesquisa, cerca de metade dos HSH nos Estados Unidos usam esta técnica. Acredita-se que esta prática pode danificar o revestimento interno do reto (mucosa anorretal), facilitando a transmissão do HIV e outras DSTs.

Estudos anteriores, nos quais a associação entre duchas anais e o risco de contrair o HIV e outras DSTs foram avaliados, e mostraram resultados contraditórios. Portanto, a fim de lançar mais alguma luz sobre esta questão, uma equipe de pesquisadores realizou uma revisão sistemática de estudos que examinaram a relação entre as duchas anais e infecção pelo HIV e outras DSTs entre HSH.

Para tanto, foram realizadas buscas entre estudos publicados entre janeiro de 1970 e novembro de 2018. No total, foram identificados 28 estudos publicados entre 1982 e 2018, totalizando 21.570 participantes. Quase metade dos estudos (46%) tinham sido realizados nos Estados Unidos, pouco mais de um terço (35%) na Europa e em outros lugares na América do Sul, África e Ásia.

Um total de 24 estudos (n=20.398 participantes) foi incluído na metanálise, onde se verificou que os homens que realizaram duchas anais tinham quase três vezes mais probabilidades de adquirir o HIV, uma associação que permaneceu estável depois de se ajustar para fatores possíveis de confusão.

A pesquisa concluiu que duchas retais podem colocar os HSH em risco aumentado de infecção por HIV e outras DSTs. Diferentes razões biológicas explicam a associação como os danos que as duchas podem causar na mucosa retal, removendo bactérias protetoras, e compartilhar utensílios das duchas.

Fonte: Sexually Transmitted Infections. DOI: 10.1136/sextrans-2019-053964.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários