Notícias de saúde

Nova CID está prestes a ser lançada 

09 de julho de 2019 (Bibliomed). A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) é o pilar das estatísticas de saúde. Ele mapeia a condição humana desde o nascimento até a morte: qualquer dano ou doença que encontramos na vida - e qualquer coisa da qual possamos morrer - é codificado.

Além disso, o CID também captura fatores que influenciam a saúde, ou causas externas de mortalidade e morbidade, proporcionando um olhar holístico em todos os aspectos da vida que podem afetar a saúde. 

Essas estatísticas de saúde formam a base para quase todas as decisões tomadas hoje - entender o que as pessoas adoecem e o que as mata, está no centro do mapeamento das tendências e epidemias das doenças, decidir como programar os serviços de saúde, alocar atenção à saúde, gastos e investir em P&D. 

Os códigos CID podem ter enorme importância financeira, pois são usados ??para determinar onde melhor investir recursos cada vez mais escassos. Em muitos países, os códigos da CID são a base do faturamento dos seguros de saúde e, portanto, estão criticamente ligados às finanças da saúde. 

Crucialmente, em um mundo de 7,4 bilhões de pessoas falando quase 7.000 idiomas, o CID fornece uma base comum para registrar, relatar e monitorar problemas de saúde. Cinquenta anos atrás, seria improvável que uma doença como a esquizofrenia fosse diagnosticada de forma semelhante no Japão, no Quênia e no Brasil. Agora, no entanto, se um médico em outro país não puder ler os registros médicos de uma pessoa, ele saberá o que significa o código da CID. Sem a capacidade do CDI de fornecer dados padronizados e consistentes, cada país ou região teria suas próprias classificações, que provavelmente só seriam relevantes quando fossem usadas. A padronização é a chave que libera a análise de dados de saúde global.

Em 18 de junho de 2018, 18 anos após o lançamento da CID-10, a organização Mundial de Saúde (OMS) lançou uma versão do CID-11 para permitir que os Estados Membros planejassem a implementação. Isso antecipa a apresentação do CID-11 à Assembleia Mundial da Saúde em 2019 para adoção pelos países. Ao longo de uma década, esta versão é uma grande melhoria na CID-10. 

Primeiro, foi atualizado para o século 21 e reflete avanços críticos em ciência e medicina. Em segundo lugar, agora ele pode ser bem integrado com aplicativos eletrônicos de saúde e sistemas de informação. Esta nova versão é totalmente eletrônica, significativamente mais fácil de implementar, o que levará a menos erros, permitindo que mais detalhes sejam gravados, o que tornará a ferramenta muito mais acessível, particularmente para configurações de poucos recursos.

Uma terceira característica importante é que a CID-11 foi produzido de maneira transparente e colaborativa, cujo escopo é sem precedentes em sua história. A complexidade do CDI algumas vezes fez parecer ser ele uma ferramenta de saúde esotérica que requer meses de treinamento. Um motivo primordial desta revisão foi tornar o CID mais fácil de se usar.

A OMS divulga as informações sobre o novo CID em seu website. 

Fonte: OMS – Classificação Internacional de Doenças.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários