Notícias de saúde

Leonardo da Vinci pode ter tido TDAH

11 de junho de 2019 (Bibliomed). Seria Leonardo da Vinci portador de um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)? O fascínio sobre a vida de da Vinci se relaciona com o recente 500º aniversário de sua morte.

Essa é a mais recente de uma série de tentativas de entender o gênio e os hábitos de trabalho de um inventor e artista, muitas vezes considerada a pessoa mais criativa já vista. Porém, a incapacidade de completar tarefas foi observada em da Vinci desde a infância.

Segundo pesquisadores do King's College London, o TDAH pode ter sido um fator na procrastinação crônica de Da Vinci, bem como em suas realizações excepcionais. A teoria é baseada em relatos históricos dos hábitos e comportamento de trabalho de da Vinci.

Registros históricos mostram que Leonardo passou muito tempo planejando projetos, mas não tinha perseverança. O TDAH poderia explicar aspectos do temperamento de Leonardo e seu estranho gênio mercurial.

O artista estava sempre em movimento, muitas vezes mudando de projeto para projeto, e ele trabalhou o tempo todo tendo cochilos curtos. Além de ser canhoto, da Vinci era provavelmente disléxico e tinha domínio da linguagem no lado direito do cérebro. Todas são características comuns em pessoas com TDAH. Como o TDAH, a dislexia não afeta a inteligência, e a pesquisa sugere que pessoas com essa condição podem ser altamente criativas.

Fonte: King's College London. News release.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários