Notícias de saúde

O peso corporal contribui para o risco de psoríase?

10 de junho de 2019 (Bibliomed). Uma nova pesquisa encontrou evidências sugerindo que o índice de massa corporal de uma pessoa pode aumentar o risco de desenvolver psoríase. Os mecanismos em jogo, no entanto, permanecem obscuros.

O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDKD) estima que 32,5% dos adultos nos Estados Unidos estão com sobrepeso e 37,7% receberam um diagnóstico de obesidade. O NIDDKD também define o excesso de peso como tendo um índice de massa corporal (IMC) de 25 a 29,9 e tendo a obesidade como tendo um IMC de pelo menos 30.

Ao mesmo tempo, os relatórios indicam que a psoríase, que é uma condição cutânea crônica comum, afeta cerca de 2% da população dos EUA.

Segundo um novo estudo, o IMC poderia contribuir para o aumento da inflamação da pele, o que pode exacerbar a psoríase, mas também pode ser que a psoríase leve a pessoa a ser menos fisicamente ativa e, assim, ganhar peso ". Em seu novo estudo, os pesquisadores analisaram os dados genéticos de 753.421 indivíduos, usando a abordagem de randomização mendeliana. Os autores acessaram as informações através de vários bancos de dados grandes, incluindo o Biobank do Reino Unido e o Inquérito de Saúde em Nord-Trøndelag (The HUNT Study) na Noruega.

Esse tipo de análise pode estabelecer uma relação causal entre um fator de risco potencial e uma determinada condição ou resultado de saúde, porque usa a presença de variantes genéticas como uma ferramenta para determinar se dois fatores estão ou não causalmente vinculados.

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1002739.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários