Notícias de saúde

Uso do acetaminofeno é seguro como analgésico de primeira linha em idosos

27 de maio de 2019 (Bibliomed). Apesar de um potencial aumento do risco de acidente vascular cerebral em pacientes com diabetes, o acetaminofeno (paracetamol) é um analgésico de primeira linha seguro para a maioria dos idosos que vivem em lares de repouso, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society.

Pesquisadores franceses usaram dados do projeto Impact of Educational and Professional Supportive Interventions on Nursing Home Quality Indicators (5.429 participantes vivendo em 175 casas de repouso) para avaliar a associação de eventos adversos e mortalidade com dosagens terapêuticas de acetaminofeno.

Os pesquisadores descobriram que 2.239 participantes tomaram uma média de 2.352 mg de paracetamol por dia. Não houve associações entre o uso de acetaminofeno e o risco de mortalidade ou infarto do miocárdio. No entanto, o uso de paracetamol foi associado a um risco significativamente maior de acidente vascular cerebral em participantes com diabetes em um dos modelos.

Assim, segundo os autores, a abordagem da dor em lares de idosos é uma prioridade de saúde, e o acetaminofeno continua sendo uma boa escolha terapêutica como analgésico de primeira linha.

Fonte: J Am Geriatr Soc 00:1–8, 2019. DOI: 10.1111/jgs.15861.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários