Notícias de saúde

FDA orienta como cosméticos devem ser usados

15 de maio de 2019 (Bibliomed). As pessoas usam cosméticos para se manterem limpas e realçar sua beleza. Esses produtos variam desde o batom e esmalte até desodorantes, perfumes, spray de cabelo, xampu, gel de banho, tatuagens, adesivos para cabelo, produtos de depilação, tinturas de cabelo, a maioria dos sabonetes, alguns branqueadores de dente e alguns toalhetes de limpeza. É importante usar os produtos cosméticos com segurança.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA lembra que se devem obter informações antes de usar produtos cosméticos. Portanto, segundo o FDA, estas diretrizes de segurança devem ser seguidas ao usar produtos cosméticos de qualquer tipo:

- Leia o rótulo. Siga todas as instruções e preste atenção a todos os avisos.
- Lave as mãos antes de usar o produto.
- Não compartilhe maquiagem.
- Mantenha os recipientes limpos e bem fechados quando não estiverem em uso e proteja-os de temperaturas extremas.
- Jogue fora cosméticos se houver alterações de cor ou cheiro.
- Use aerossóis ou sprays em áreas bem ventiladas. Não os use enquanto estiver fumando -ou perto de uma chama aberta. Pode começar um incêndio.

Existem diretrizes especiais de segurança para o uso de cosméticos na área dos olhos. Certifique-se de manter estas práticas em mente:

- Não use cosméticos perto dos olhos, a menos que sejam destinados aos seus olhos. Por exemplo, não use lápis labial nos olhos.
- Não adicione saliva ou água ao rímel. Você pode adicionar germes.
- Jogue fora sua maquiagem dos olhos se tiver uma infecção nos olhos. A maquiagem poderia ter sido contaminada.
- Não tinja ou pinte os cílios. O FDA não aprovou nenhum produto para tingimento permanente ou tingimento de seus cílios ou sobrancelhas.

Estar familiarizado com o produto que está sendo usado é importante. O rótulo deve ser liodo, incluindo a lista de ingredientes, avisos e dicas sobre como usar o produto com segurança. Além disso, alguns termos podem estar escritos nos rótulos, como os a baixo:

- Hipoalergênico: Não deve ser presumido que o produto não cause reações alérgicas. O FDA não define "hipoalergênico".
- Orgânica ou Natural: A origem dos ingredientes não determina quão seguro é. Não se deve assumir que esses produtos são mais seguros do que produtos feitos com ingredientes de outras fontes. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) define o que significa para os cosméticos serem rotulados como “orgânicos”. No entanto, não há uma definição formal do USDA ou da FDA para “natural”.
- Datas de Expiração: A lei não exige que os cosméticos tenham uma data de validade. No entanto, um produto cosmético pode ficar ruim se for armazenado da maneira errada - por exemplo, em um local que seja muito quente ou muito úmido. Marcar o recipiente com a data de abertura de um cosmético pode ajudar a acompanhar a idade dos cosméticos.

Fonte: U.S. Food and Drug Administration.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários