Notícias de saúde

Existe relação entre queixas somáticas dos pais de crianças que apresentam somatização?

02 de maio de 2019 (Bibliomed). Sintomas inexplicáveis medicamente ​​são frequentemente relatados em amostras clínicas psiquiátricas de crianças e adolescentes. Porém, quais sintomas somáticos seriam encontrados em pais de crianças que somatizam?

Buscando explorar as queixas somáticas de pais de crianças e adolescentes somatizantes, e fatores condicionantes de sua relação, um estudo transversal retrospectivo apresentado no 27th European Congress of Psychiatry (EPA 2019), que ocorreu de 06 a 09 de abril de 2019, em Varsóvia, Polônia, envolveu crianças e adolescentes tunisianos com um quadro somático negativo, encaminhados por problemas emocionais ou comportamentais, e uma avaliação de seus pais.

A somatização de crianças foi explorada por meio de relatos de crianças e pais usando o Children’s Somatization Inventory (CSI-24). Queixas somáticas dos pais foram exploradas usando o Patient Health Questionnaire 15 (PHQ15).

Noventa e seis pacientes foram recrutados, estando acompanhados de ambos os pais em 13,5% dos casos, e de suas mães em 86,5% dos casos. A média de idade foi de 10,7 anos com uma razão de sexo de 1,2. Os pacientes foram diagnosticados principalmente com transtornos depressivos (46,9%) e transtornos de ansiedade (16,7%). A pontuação média no relatório CSI-Child foi de 40,9, e estava significativamente correlacionada com os relatos dos pais (p = 0,000). Os pais foram classificados de acordo com os escores do PHQ15 em transtorno moderado de somatização (77,1%) e transtorno de somatização grave (22,9%). As crianças pontuaram significativamente mais no CSI-24 neste último grupo (média: 51,6 vs 37,8; p = 0,008). Ao comparar a ocorrência de cada sintoma somático conjuntamente em crianças e pais, a cefaleia e dor nos membros foram mais prevalentes em crianças quando foram vivenciadas pelos pais (respectivamente p=0,023, P=0,017), mas não dor abdominal, no dorso ou no peito.

Para os pesquisadores, estes resultados mostram que as queixas somáticas dos pais podem influenciar a frequência e o tipo de somatização das crianças, sendo que o grau dessa influência depende de muitos fatores, incluindo a gravidade da somatização dos pais.

Fonte: 27th European Congress of Psychiatry (EPA 2019), 06 a 09 de abril de 2019, Varsóvia – Polônia.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários