Notícias de saúde

Esportes de contato podem causar traumas cerebrais em crianças

29 de abril de 2019 (Bibliomed). Anualmente, nos Estados Unidos, uma média de 283.000 crianças com idade inferior a 18 anos procuram atendimento em departamentos de emergência para lesões cerebrais traumáticas relacionadas a esportes e recreação (SRR-TBIs), de acordo com pesquisa publicada no U.S. Centers for Disease Control and Prevention _ Morbidity and Mortality Weekly Report.

Pesquisadores do CDC em Atlanta analisaram dados do Programa Nacional de Vigilância de Lesões Eletrônicas - Todo o Programa de Lesões para visitas ao departamento de emergência da SRR-TBI durante 2010 a 2016.

Os pesquisadores descobriram que a cada ano, uma média de 283.000 crianças com idade inferior a 18 anos procuraram atendimento em departamentos de emergência para SRR-TBI, com as taxas gerais se estabilizando nos últimos anos. Meninos e crianças de 10 a 14 anos e de 15 a 17 anos tiveram as maiores taxas. Cerca de 45% de todas as visitas ao departamento de emergência da SRR-TBI foram devidas a TBIs sofridos em esportes de contato. Futebol americano, ciclismo, basquete, atividades no playground e futebol foram associados ao maior número de visitas ao departamento de emergência.

Assim, os traumas esportivos continuam sendo uma causa importante de lesões cerebrais traumáticas.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2019;68:237–242.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários