Notícias de saúde

Computadores Reduzem Erros em Prescrição Médica

NOVA YORK (Reuters Health) - Em vez dos farmacêuticos terem que decifrar os manuscritos confusos dos médicos, um hospital está implantando computadores para prescrição de medicamentos. Esse tipo de sistema parece incentivar os médicos a seguir as orientações do uso das drogas e, ao mesmo tempo, reduzir custos, informaram pesquisadores.

"Nosso estudo verificou que os processos de escolha da medicação apropriada, determinação da dosagem e recomendação do tratamento subsequente melhoraram muito quando os medicamentos foram receitados com um sistema baseado em computador", informou Jonathan M. Teich da Escola de Medicina de Harvard, em Boston (Massachusetts).

A equipe de pesquisadores avaliou o sistema de prescrição computadorizada do Hospital de Mulheres Brigham, em Boston, onde cerca de 7 mil prescrições são inseridas no sistema diariamente.

Segundo artigo publicado na edição de 9 de outubro do Archives of Internal Medicine (Arquivos de Medicina Interna), quando os clínicos inserem uma prescrição no sistema, o computador examina e exibe na tela as orientações para o uso da droga, sugere a dosagem, frequência e oferece alternativas.

Os autores do estudo citaram exemplos de como o sistema melhora a prática de prescrição dos médicos. Conforme o artigo, a proporção de dosagens de medicamentos que excediam os níveis recomendados diminui de 2,1 por cento para 0,6 por cento.

Outro fator importante identificado referiu-se aos pacientes internados em leitos do hospital. Esses doentes foram 23 por cento mais propensos a receber medicamentos para diminuir a viscosidade do sangue, uma medida de segurança para diminuir a chance de coágulos sanguíneos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários