Notícias de saúde

Retardo no uso de antibióticos leva a maiores riscos em idosos com infecção do trato urinário

28 de março de 2019 (Bibliomed). Retardar ou suspender antibióticos para pacientes idosos com infecção do trato urinário (ITU) está associado a um aumento na infecção da corrente sanguínea (bacteremia) e mortalidade por todas as causas, de acordo com um estudo publicado no The BMJ.

Pesquisadores britânicos conduziram um estudo de coorte retrospectivo de base populacional para examinar a correlação entre o tratamento antibiótico para ITU e resultados adversos graves em pacientes idosos em ambiente de atenção primária. Os dados foram incluídos para 157.264 adultos com 65 anos ou mais, apresentando-se a um clínico geral com pelo menos um diagnóstico de suspeita ou confirmação de infecção do trato urinário inferior.

Os pesquisadores descobriram que 7,2% dos 312.896 episódios de ITU não tinham um registro de antibióticos sendo prescritos, enquanto um atraso na prescrição foi visto em 6,2%. Os pacientes foram significativamente mais propensos a experimentar uma bacteremia no grupo de uso retardado de antibióticos e no grupo de não-antibióticos versus no grupo de antibióticos imediatos após o ajuste para covariáveis ​​(odds ratios ajustados, 7,12 e 8,08, respectivamente). Em comparação com os antibióticos imediatos prescritos, os casos sem antibióticos e os antibióticos retardados tiveram o dobro da taxa de internações hospitalares (27 e 26,8%, respectivamente, versus 14,8%). A qualquer momento durante 60 dias de acompanhamento, o risco de mortalidade por todas as causas foi significativamente maior com antibióticos retardados e sem antibióticos versus os antibióticos imediatos.

Fonte: BMJ 2019;364:l525.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários