Notícias de saúde

Opióides podem aumentar os riscos de complicações em portadores de doença renal

21 de março de 2019 (Bibliomed). As opções de medicação podem ser limitadas para pessoas com doença renal crônica, e é por isso que muitas vezes recebem opióides prescritos para ajudar a controlar a dor. Mas uma nova pesquisa descobriu que os opióides podem aumentar o risco de hospitalização e até a morte.

Em um estudo apresentado na Conferência Epidemiology and Prevention/Lifestyle and Cardiometabolic Health da American Heart Association, em Houston, pesquisadores examinaram registros eletrônicos de saúde para cerca de 100.000 adultos em um sistema de saúde da Pensilvânia e compararam pessoas com e sem prescrição de opióides durante um período de dois anos.

Independentemente do nível de função renal, as pessoas que preencheram as prescrições de opióides apresentavam um risco cerca de 1,5 vezes maior de morrer ou de serem hospitalizadas do que aquelas que não tinham prescrição de opiáceos.

Os riscos, no entanto, foram mais pronunciados em pessoas que tinham uma pior função renal.

O estudo não analisou as overdoses ou as causas de morte ou hospitalização. Mas as descobertas devem ser suficientes para aumentar a conscientização entre as pessoas com doença renal sobre os riscos de tomar medicamentos opióides, disse ela. Também deve enviar uma mensagem forte para seus médicos.

Fonte: American Heart Association News. Mar 6, 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários