Notícias de saúde

Uso de terapias de medicina complementar pelos pacientes e informações dadas por eles aos médicos

19 de março de 2019 (Bibliomed). Apenas um terço dos usuários de medicamentos de medicina complementar de base biológica (MC) divulga seu uso para os prestadores tradicionais de serviços de saúde, de acordo com uma revisão publicada na revista Scientific Reports.

Pesquisadores australianos identificaram 14 estudos observacionais publicados entre 2003 e 2016, que incluíam taxas de divulgação de MC com base biológica.

Os pesquisadores descobriram que as taxas gerais de informação dada pelos pacientes variaram de 7% a 80%, mas a metanálise mostrou uma taxa de informação de 33% para a MC com base biológica. A falta de indagações dos provedores médicos, o medo da desaprovação do provedor, a percepção da revelação como sem importância, a crença de que os provedores careciam de conhecimento da MC, a falta de tempo e a crença de que a MC era segura foram citados como motivos para a não revelação. Em contrapartida, a investigação de provedores médicos, a crença de que os provedores apoiariam o uso de MC, a crença de que a informação era importante para a segurança, e a crença de que os provedores dariam conselhos sobre a MC eram todos motivos de informação. Definições inconsistentes de MC e falta de uma medida padrão para divulgação contribuíram para heterogeneidade substancial entre os estudos.

A informação acerca do uso da MC deve ser tratada com seriedade; é fundamental para o gerenciamento de pacientes e cuidados em ambientes clínicos contemporâneos, particularmente para os prestadores de cuidados primários no atendimento de seus pacientes.

Fonte: Scientific Reports; volume 9, Article number: 1573 (2019).

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários