Notícias de saúde

Associação entre o tempo de resposta do serviço médico de emergência e a mortalidade por acidentes com veículos motorizados

15 de março de 2019 (Bibliomed). Estariam as capacidades regionais relativas ao tempo de resposta da chegada do serviço médico de emergência até o local de um acidente de trânsito associadas à mortalidade pelo acidente?

Em um estudo de base populacional de 2.688 condados dos EUA, os tempos de resposta do serviço de emergência foram associados a maiores taxas de mortalidade por acidente após ajuste para medidas de ruralidade, serviço de emergência no local e tempos de transporte, acesso a recursos de trauma, e leis de segurança no trânsito.

Verificou-se que uma proporção significativa de óbitos causados pelos acidentes com veículos automotores se encontrava associada a tempos de resposta prolongados em ambientes rurais/áreas desertas, e nos ambientes urbanos/suburbanos.

Assim, os achados sugerem que os esforços em nível de sistema de trauma para abordar as disparidades regionais na mortalidade por acidentes de veículos deveriam avaliar os tempos de resposta do serviço médico de emergência como sendo um potencial contribuinte para o resultado final das evoluções dos pacientes.

Fonte: JAMA Surg. DOI: 10.1001/jamasurg.2018.5097.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários