Notícias de saúde

Prevendo as possíveis recorrências de cálculos renais

14 de março de 2019 (Bibliomed). Um modelo foi desenvolvido para prever a recorrência de cálculos renais, de acordo com um estudo publicado pela Mayo Clinic Proceedings.

Pesquisadores da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota acompanharam uma amostra aleatória de pacientes que tinham uma tendência de formar cálculos renais sintomáticos incidentes, para todos os episódios de cálculos sintomáticos que resultaram em atendimento clínico de 1º de janeiro de 1984 até 31 de janeiro de 2017. Características em cada episódio de calculose preditiva de episódios subsequentes foram identificados. Os dados foram incluídos para 4.951 episódios entre 3.364 formadores de cálculos renais incidentes.

Os pesquisadores descobriram que, por 100 anos, as taxas de recidiva dos cálculos foram 3,4, 7,1, 12,1 e 17,6 após o primeiro, segundo, terceiro e quarto ou maior episódio, respectivamente. Os fatores de risco independentes para recorrência incluíram idade mais jovem, sexo masculino, maior índice de massa corporal, história familiar de cálculos, gravidez, suspeita de episódio de litíase antes do primeiro episódio, número de cálculos renais na imagem e diâmetro do maior cálculo na imagem, entre outras características. O índice C corrigido foi de 0,681 para o modelo e foi usado para desenvolver uma ferramenta de previsão. Em cinco anos, o risco de recorrência variou de 0,9% a 94%, dependendo dos fatores de risco, número de episódios passados ​​e anos desde o último episódio.

Segundo os autores, esta ferramenta também pode ser usada para estimar as taxas de episódios de cálculos sintomáticos que resultam em cuidados clínicos para uso em ensaios clínicos sobre prevenção de litíase renal.

Fonte: Mayo Clinic Proceedings. Volume 94. Issue 2. Pages 202–210.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários