Notícias de saúde

Redução do estresse baseada na conscientização leva à melhora nos casos de dor crônica

26 de fevereiro de 2019 (Bibliomed). Dentre os pacientes com dor crônica (DC), tanto a redução do estresse baseada na conscientização (REBC) quanto a terapia cognitivo-comportamental (TCC) melhoram a capacidade física, a intensidade da dor e a depressão, de acordo com uma revisão publicada na revista em Evidence Mental Health.

Pesquisadores canandenses conduziram uma revisão sistemática para comparar a REBC à TCC para a capacidade de melhorar a capacidade física e reduzir a intensidade da dor e angústia em pacientes com dor crônica. Os dados foram incluídos em 21 estudos: 13 compararam a TCC ao controle (1.095 participantes), sete compararam a REBC ao controle (545 participantes) e um comparou a REBC à TCC e ao grupo controle (341 participantes). Doze dos estudos eram de qualidade adequada ou boa.

Os pesquisadores descobriram que, com base em uma metanálise de rede de efeitos aleatórios, em comparação com os controles, havia vantagens relativas para a REBC e para a TCC para mudança na função física, intensidade da dor e depressão. Não houve evidência de uma diferença importante entre a REBC e a REBC em relação à dor crônica.

Fonte: Evidence Based Mental Health. DOI10.1136/ebmental-2018-300062.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários