Notícias de saúde

Qual a eficácia de cães treinados para alertar seus donos acerca de alterações nos níveis da glicemia?

21 de fevereiro de 2019 (Bibliomed). Cães treinados para dar alertas podem ajudar pacientes com diabetes tipo 1 a regular seus níveis de glicose no sangue, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS ONE.

Investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido avaliaram a confiabilidade de um cão treinado em alerta glicêmico ao responder a 4.000 eventos hipoglicêmicos e hiperglicêmicos (chamados episódios fora da faixa) entre pacientes com diabetes tipo 1 que vivem com 27 cães treinados para alertas de glicemia.

Os pesquisadores descobriram que os 27 cães variaram em seu desempenho, com sensibilidade mediana aos episódios fora da faixa de 70%. A sensibilidade mediana aos episódios fora da faixa foi de 83% para episódios de hipoglicemia e 67% para episódios de hiperglicemia. O valor preditivo positivo mediano para alertas foi de 81%, mas atingiu 100% para quatro cães. O desempenho foi significativamente associado a características individuais do cão, da parceria e do agregado familiar (por exemplo, se o cão era anteriormente um animal de estimação, quando foi treinado, se o seu parceiro era adulto ou criança).

Os resultados indicam que o desempenho ideal dos cães treinados para alerta glicêmico depende não apenas do bom treinamento inicial e contínuo, mas também da seleção cuidadosa dos cães para as condições em que eles estarão trabalhando.

Fonte: PLoS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0210092.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários