Notícias de saúde

Associação entre psoríase e risco aumentado de intervenções cardiovasculares

11 de fevereiro de 2019 (Bibliomed). A psoríase está associada a um risco aumentado de intervenções cardiovasculares em pacientes com hipertensão, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Dermatology.

Pesquisadores do Hospital Universitário Nacional de Taiwan usaram dados do Banco Nacional de Pesquisa de Seguro de Saúde de Taiwan para avaliar se pacientes com psoríase e hipertensão têm mais procedimentos cardiovasculares e cirurgias do que pacientes com hipertensão, mas sem psoríase. No total, 4.039 pacientes com psoríase foram pareados em uma proporção de 1 para 1 por idade e sexo para pacientes sem psoríase.

Os pesquisadores descobriram que durante um acompanhamento médio de 5,62 anos, a psoríase foi associada a um aumento do risco de procedimentos cardiovasculares e cirurgias em pacientes com hipertensão. Os aHRs foram maiores para mulheres versus homens e para pacientes com idade entre 50 e 64 anos versus pacientes mais jovens e mais velhos.

Assim, embora não estatisticamente significantes, pacientes com psoríase grave ou artrite psoriásica tendem a apresentar maiores riscos para procedimentos cardiovasculares e cirurgias versus pacientes com psoríase leve ou pacientes sem artrite psoriática.

Fonte: The Journal of Dermatology. Volume 45, Issue 12. Pages: i, 1369-1509, e327-e347.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários