Notícias de saúde

É alta a incidência de flebites relacionadas à canulação venosa periférica

06 defevereiro de 2019 (Bibliomed). A incidência de flebites (inflamações das veias superficiais) causadas por inserções de cânulas intravenosas (punções venosas) pode ser maior entre pacientes com certos fatores de risco, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Nursing.

Pesquisadores da Sérvia avaliaram complicações de 368 pacientes adultos submetidos a 1.428 inserções de cânulas intravenosas periféricas em clínicas de internação terciária.

Os investigadores verificaram que a flebite foi a complicação mais comum (44%), seguida de infiltração (16,3%), a oclusão (7,6%), e o deslocamento do cateter (5,6%). O risco de flebite foi maior com comorbidades, ocorrência de infecção, tamanho do cateter, tempo in situ e o número de administrações de soluções de infusão. A flebite de estágio médio foi a gravidade mais comumente observada. O risco de infiltração aumentou com um cateter de calibre 20, duas ou mais tentativas de canulação e a administração de uma solução de alto risco para flebites durante o primeiro dia.

Nesta pesquisa, verificou-se que a incidência e o grau de gravidade associados à ocorrência de flebite foram significativamente maiores do que o anteriormente relatado.

Fonte: Journal of Clinical Nursing. DOI: 10.1111/jocn.14760.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários