Notícias de saúde

Aumento nas taxas de overdose por opioides entre adolescentes e crianças

11 de janeiro de 2019 (Bibliomed). Nas últimas duas décadas, as taxas de morte por overdose de opiaceos entre crianças e adolescentes dos EUA triplicaram.

Crianças pequenas morreram de ingestão acidental de narcóticos ou de intoxicação intencional. Enquanto isso, adolescentes morreram de overdose não intencional, usando os analgésicos prescritos para seus pais ou narcóticos comprados nas ruas. No total, quase 9.000 jovens morreram através de opiaceos desde 1999.

Para o estudo, foram usados dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUS (CDC) cobrindo desde1999 até 2016. Durante esse período, quase 9.000 crianças e adolescentes morreram de envenenamentos por prescrição ou uso de opioides ilícitos. Cerca de 40% das mortes ocorreram em casa, o encontrado.

Embora as mortes tenham diminuído em 2008 e 2009 porque mudaram seus hábitos de prescrição, as mortes estão ocorrendo à medida que mais adolescentes usam heroína e fentanil. O maior risco é entre os adolescentes mais velhos, que representam 88% dos que morreram durante o período do estudo. Mas há relato de crianças menores de cinco anos cujas mortes estão relacionadas aos opiaceos.

Cerca de 25% das mortes dessas crianças - 148 casos - foram assassinatos intencionais. Mais pesquisas são necessárias para entender o papel do abuso e da negligência nessas mortes, assim como os hábitos de consumo dos próprios pais.

Fonte: JAMA Network Open online - Dec. 28, 2018.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários