Notícias de saúde

Tratamentos não curam dor do cotovelo de tenista

03 de janeiro de 2019 (Bibliomed). O cotovelo de tenista é uma doença degenerativa dolorosa com origem na musculatura. São afetados os músculos extensores do pulso, mais do que os flexores. Revisão publicada no American Journal of Sports Medicine mostrou que, na melhor das hipóteses, todos os tratamentos para a doença fornecem apenas um pequeno alívio da dor para o cotovelo de tenista.

Pesquisadores de Boston, Estados Unidos, conduziram uma revisão sistemática da literatura para comparar a eficácia e a segurança de 11 opções de tratamento não cirúrgico para o extensor do carpo radial curto descritas em ensaios randomizados controlados por placebo.

Os pesquisadores incluíram 36 ensaios randomizados controlados por placebo, avaliando 11 modalidades de tratamento diferentes e envolvendo um total de 2.746 pacientes. Apenas a injeção local de corticosteroides melhorou a dor no seguimento de curto prazo; no entanto, foi associado com uma dor pior do que o placebo no seguimento a longo prazo. A terapia com laser e a injeção local de toxina botulínica melhoraram a dor no acompanhamento a médio prazo. A terapia por ondas de choque extracorpóreas proporcionou alívio da dor em longo prazo de acompanhamento. Apenas a terapia a laser mostrou melhores resultados para a força de preensão em comparação com placebo. Todos os tratamentos aumentaram os eventos adversos em comparação com o placebo. Depois de receber placebo, a maioria dos pacientes apresentou resolução da dor dentro de quatro semanas de acompanhamento.

Com base nessa análise, a recomendação geral seria a esperar para ver o desenvolvimento da doença e os resultados do tratamento. No entanto, para alguns grupos, essa espera pode não ser uma opção viável, sendo recomendado para uma intervenção mais eficaz a curto prazo.

Fonte: The American Journal of Sports Medicine. DOI: 10.1177/0363546518801914.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários