Notícias de saúde

Pais guardam sobras de antibióticos não usados para usos futuros

27 de novembro de 2018 (Bibliomed). Quase metade dos pais relata ter guardado restos de antibióticos, e quase três quartos desses pais desviaram os antibióticos para usos adicionais no futuro, de acordo com um estudo apresentado na reunião anual da American Academy of Pediatrics, realizada de 2 a 6 de novembro em Orlando, Flórida.

Pesquisadores do Centro Médico Infantil de Cohen, em Nova York, no Queens, e seus colegas examinaram a prevalência de desvio de antibióticos para outros usos entre os pais usando dados de um questionário on-line anônimo distribuído aos pais. Um total de 496 pais foram incluídos no estudo.

Os pesquisadores descobriram que 48,2% dos 454 pais que tinham restos de antibióticos de qualquer formulação relataram salvá-los em vez de descartá-los. Destes, 72,6% subsequentemente desviaram os antibióticos. O desvio de antibióticos foi mais comum em líquidos e gotas (80,4% e 73,8%, respectivamente) do que em cremes e comprimidos (69,7% e 55,6%, respectivamente). A dosagem de antibióticos administrados subsequentemente foi tipicamente aquela originalmente prescrita ou estimada com base na idade da criança. Dezesseis%dos entrevistados relataram ter dado medicamentos para adultos ao seu filho.

Os pesquisadores descobriram que uma das razões pelas quais os pais davam os antibióticos é que queriam evitar os custos envolvidos com uma segunda visita ao médico, segundo um coautor do estudo.

Fonte: American Academy of Pediatrics. Annual Meeting, November 2-6, 2018, Orlando, Florida.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários