Notícias de saúde

Jogos de videogames violentos podem aumentar casos de agressões físicas

13 de novembro de 2018 (Bibliomed). Jogar videogames violentos está associado a subsequentes aumentos na agressão física, de acordo com uma pesquisa publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences.

Pesquisadores americanos conduziram uma metanálise de estudos prospectivos (2010 a 2017) que avaliaram a relação entre a exposição à violência em videogames (VVG) e subsequentes manifestações físicas com agressão. A análise incluiu 24 estudos (várias nacionalidades e etnias) com mais de 17.000 participantes (idade média de nove a 19 anos) e intervalos de tempo variando de três meses a quatro anos.

Os pesquisadores descobriram que a VVG estava relacionada à agressão usando modelos de efeitos fixos e aleatórios. Não houve evidência de viés de publicação. Nos modelos de efeitos fixos, a etnia foi um moderador estatisticamente significativo, mas esse achado não foi observado nos modelos de efeitos aleatórios. O efeito foi maior entre os brancos, intermediário entre os asiáticos e não significativo entre os hispânicos.

Assim, com base nestas descobertas, fica claro que os jogos violentos de videogame estão associados a subsequentes aumentos na agressão física.

Fonte: PNAS 2018. 115 (40) 9882-9888.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários