Notícias de saúde

Comorbidades clínicas observadas após cirurgia artroscópica do quadril

07 de novembro de 2018 (Bibliomed). Após a cirurgia de quadril artroscópica eletiva, a taxa de sete principais comorbidades clínicas aumenta significativamente, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine.

Pesquisadores americanos coletaram dados de 1.870 indivíduos (idade média de 32,24 anos) submetidos à cirurgia artroscópica de quadril entre 2004 e 2013 do Military Health System Data Repository. Doze meses antes e 24 meses após a cirurgia, foram avaliadas sete comorbidades relacionadas a desfechos desfavoráveis ​​de distúrbios musculoesqueléticos.

Os pesquisadores descobriram que após a cirurgia, houve aumentos estatisticamente significativos para todas as comorbidades, em relação à linha de base. Casos de distúrbios mentais, distúrbios do uso de substâncias e distúrbios do sono aumentaram 84%, 57% e 111%, respectivamente, enquanto houve aumento de 166% e 71% nos diagnósticos de dor crônica e distúrbios cardiovasculares, respectivamente. Os casos de síndrome metabólica aumentaram 85,9% e a artropatia sistêmica aumentou em 132%.

Portanto, as comorbidades clínicas maiores (potencialmente ocultas) aumentaram substancialmente após a cirurgia artroscópica eletiva de quadril quando comparadas com o estado pré-operatório. Essas comorbidades parecem ter sido negligenciadas em grandes estudos que avaliaram os benefícios e os riscos da cirurgia de quadril artroscópica.

Fonte: Br J Sports Med. DOI: 10.1136/bjsports-2018-099294.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários