Notícias de saúde

Estudos financiados pelo setor farmacêutico frequentemente envolvem seus empregados na pesquisa

06 de novembro de 2018 (Bibliomed). Os funcionários da indústria estão frequentemente envolvidos no projeto, na conduta e no relatório de estudos financiados pelo setor publicados em periódicos de alto impacto, de acordo com um estudo da revista BMJ.

Pesquisadores dinamarqueses realizaram uma análise transversal de publicações de ensaios para os mais recentes 200 ensaios clínicos de fase III e IV de vacinas, medicamentos e dispositivos com financiamento total da indústria e um ou mais acadêmicos autores que foram publicados em uma das sete revistas médicas gerais de alto impacto.

Os pesquisadores descobriram que 87% das publicações eram em co-autoria de funcionários de financiadores da indústria, 92% dos testes tinham envolvimento de financiadores em relação ao seu desenho e 84% tinham envolvimento de autores acadêmicos. Em 73 e 40%dos ensaios, a análise dos dados envolveu o financiador e o autor acadêmico, respectivamente. Os relatórios de julgamento envolveram o financiador e o autor acadêmico em 87 e 99%dos ensaios, respectivamente. Dos 80 principais autores acadêmicos que responderam à pesquisa, 33% relataram que os acadêmicos tiveram a palavra final sobre o desenho do estudo. Além disso, 10 respondentes descreveram o envolvimento de um financiador não identificado e/ou contrataram funcionários da organização de pesquisa em análise de dados e/ou relatórios. A maioria dos autores acadêmicos achou benéfico colaborar com um financiador do setor, enquanto 4% relataram atraso na publicação e 11% relataram divergências com financiadores do setor.

O estudo indica que os acadêmicos veem a colaboração como benéfica, mas alguns deles relatam perda de liberdade acadêmica.

Fonte: BMJ 2018;363:k3654.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários