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Relação entre status socioeconômico na infância e desempenho cognitivo posterior

30 de outubro de 2018 (Bibliomed). Uma mudança na posição socioeconômica na infância (VSE) é parcialmente responsável pelo desempenho cognitivo na idade avançada, com VSE menor na infância adversamente associada com menor nível de desempenho cognitivo basal, de acordo com um estudo publicado na revista Neurology.

Pesquisadores tchecos conduziram um estudo de coorte prospectivo de indivíduos inscritos em um estudo multicêntrico de base populacional para examinar se a VSE na infância tem um efeito sobre o nível de desempenho cognitivo e sobre a taxa de declínio cognitivo em idosos. As entrevistas foram conduzidas em seis ondas em intervalos de aproximadamente dois anos e incluíram exames de desempenho cognitivo e medidas da VSE infantil.

Os dados foram incluídos para 20.244 participantes (idade mediana no início, 71 anos) de 16 países europeus. Os pesquisadores observaram uma correlação da VSE infantil adversa com menor nível de desempenho cognitivo basal. Após ajuste para fatores de risco clínicos e sociais, a correlação foi atenuada, mas permaneceu estatisticamente significativa. Não houve correlação observada para a SEP infantil com a taxa de declínio cognitivo.

Assim, a posição socioeconômica na infância na infância ajuda a explicar as diferenças no desempenho cognitivo entre os idosos, mas não a taxa de declínio do seu nível basal de cognição; estratégias para proteger o envelhecimento cognitivo devem ser aplicadas no início da vida.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000006390.

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