Notícias de saúde

Médicos frequentemente sofrem com Síndrome de Burnout

17 de outubro de 2018 (Bibliomed). A síndrome de burnout é uma condição resultante do acúmulo de estresse. É comum em pessoas cujas profissões são competitivas ou têm muita responsabilidade. Pode acarretar em problemas psicológicos e físicos, como nervosismo, depressão, disfunções gastrointestinais, cansaço excessivo e tonturas. Mais da metade dos médicos experimentam o burnout, e muitos não procuram tratamento, de acordo com um relatório publicado na AMA Wire da American Medical Association.

Observando que os mesmos traços que ajudam os médicos a se destacarem em sua profissão provavelmente farão com que eles se esgotem, e que muitos dos médicos não procuram tratamento, o relatório oferece cinco razões pelas quais os médicos têm menos probabilidade de procurar tratamento para o burnout.

De acordo com o artigo, é menos provável que os médicos procurem ajuda por causa do estigma, o que poderia estar relacionado a preocupações de que ter um histórico de doença mental poderia dificultar a obtenção/manutenção da licença para praticar a Medicina. A fim de melhorar o acesso aos cuidados de saúde mental, a AMA adotou recentemente uma política recomendando a limitação dos requisitos para a divulgação de condições de saúde. A "personalidade do médico" também é responsável por não tratar o burnout; aqueles que são mais dedicados ao seu trabalho estão sob maior risco de serem consumidos por ele. Além disso, nas últimas décadas, os médicos estão tendo agendas mais sobrecarregadas, enfrentam expectativas de produtividade mais altas e mais tempo gasto documentando, deixando menos tempo para interagir com outros médicos. Os médicos também parecem ter uma mentalidade de sobrevivência, acreditando que as coisas vão melhorar quando terminarem o estágio atual.

Fonte: AMA Wire Life and Career.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários