Notícias de saúde

Brasil registra nove mortes e cerca de 1.800 casos de sarampo este ano

09 de outubro de 2018 (Bibliomed). O Ministério da Saúde do Brasil atualizou no dia 19 de setembro de 2018 as informações das secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país. Até 17 de setembro, 1.735 casos haviam sido confirmados e 7.812 permanecem sob investigação. Atualmente, o país enfrenta dois surtos: no Amazonas são 1.358 casos e 7.711 em pesquisa, e em Roraima, com o registro de 310 casos, dos quais 54 ainda estão sob investigação.

Surtos estão relacionados com a imigração, uma vez que o genótipo do vírus (D8) em circulação no país é o mesmo que circula na Venezuela, um país que enfrenta um surto desde 2017. Alguns casos isolados e relacionados a importações do vírus foram identificados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (24); Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (13) e Sergipe (4).

O Ministério da Saúde diz continuar acompanhando a situação e oferecendo o apoio necessário aos Estados. Deve-se notar que as medidas de bloqueio de vacinação estão sendo realizadas em todos os estados, mesmo em casos suspeitos.

Até agora, nove mortes por sarampo no Brasil foram confirmadas: quatro no estado de Roraima (três estrangeiros e um brasileiro), quatro no estado do Amazonas (todos brasileiros, dois no município de Manaus e dois do município de Autazes) e um no Pará (indígena venezuelano).

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil superou a meta de vacinar pelo menos 95% das crianças com mais de um ano e menos de cinco anos contra a poliomielite e o sarampo. O balanço divulgado em 17 de setembro mostra que a Campanha Nacional de Vacinação, finalizada no dia 14 registrou cobertura vacinal de 95,4% para poliomielite e 95,3% para sarampo. Mais de 4.400 municípios cumpriram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, alimentado pelos Estados, foram aplicadas no país 21,4 milhões de doses de vacinas (10,7 milhões cada). Quinze estados cumpriram a meta para as duas vacinas. Outros dois, São Paulo e Tocantins, alcançaram o índice de vacinação contra a pólio.

Fonte: Reporte Epidemiológico de Cordoba 2099. Ministério da Saúde do Brasil.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários