Notícias de saúde

Existe relação entre consumo de carboidratos e risco de mortalidade?

01 de outubro de 2018 (Bibliomed). Dietas de baixo carboidrato, que restringem os carboidratos em favor do aumento da ingestão de proteína ou gordura, ou ambos, são uma estratégia popular de perda de peso. No entanto, o efeito a longo prazo da restrição de carboidratos na mortalidade é controverso e pode depender se o carboidrato da dieta é substituído por gordura e proteína à base de vegetais ou de origem animal. Um novo estudo teve como objetivo investigar a associação entre a ingestão de carboidratos e mortalidade.

A partir dos 50 anos, a expectativa de vida média era de 33 anos a mais para as pessoas que consumiam carboidratos com moderação. Isso foi quatro anos mais longo do que aqueles em uma dieta baixa em carboidratos (29 anos) e um ano a mais do que aqueles em uma dieta rica em carboidratos (32 anos), de acordo com o estudo.

Os resultados também foram combinados com sete outros estudos sobre a ingestão de carboidratos entre pessoas em países da América do Norte, Europa e Ásia, que revelaram tendências semelhantes na expectativa de vida.

Os dados sugerem que dietas de baixo carboidrato baseadas em animais, que são prevalentes na América do Norte e na Europa, podem estar associadas a um menor tempo de vida e deveriam ser desencorajadas. Em uma ingestão média de 2.000 kcal por dia, uma dieta de 30% de calorias de carboidratos equivale a apenas 150g por dia, com açúcares (naturais ou 'adicionados') contribuindo com cerca de 50g desse total. Com apenas 100g de um carboidrato por dia, uma ingestão menor de cereais, grãos e vegetais ricos em amido é inevitável.

Fonte: The Lancet Public Health. DOI: 10.1016/S2468-2667(18)30135-X.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários