Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica pode ajudar no controle da circulação em diabéticos

18 de setembro de 2018 (Bibliomed). A cirurgia bariátrica está ligada a uma menor incidência global da doença microvascular em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2), de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine.

Pesquisadores americanos avaliaram a relação entre a cirurgia bariátrica e complicações microvasculares incidentes entre 4.024 pacientes (com idade entre 19 a 79 anos) com DM2 submetidos a cirurgia bariátrica. Os casos foram pareados (3:1) segundo a idade, sexo, índice de massa corporal, nível de hemoglobina A1c, uso de insulina, duração do diabetes, e a intensidade de utilização de cuidados de saúde para 11.059 participantes não-cirúrgicos.

Os pesquisadores descobriram que havia um baixo risco para doença microvascular em cinco anos (razão de risco ajustada [aHR], 0,41). Também em cinco anos, houve uma menor incidência cumulativa de neuropatia diabética (AHR, 0,37), nefropatia (AHR, 0,41), e retinopatia (AHR, 0,55) associados com a cirurgia da obesidade.

Portanto, neste grande estudo multicêntrico de adultos com DM2, a cirurgia bariátrica foi associada com uma menor incidência global da doença microvascular (incluindo menor risco de neuropatia, nefropatia e retinopatia) do que o cuidado habitual.

Fonte: Ann Intern Med. 2018. DOI: 10.7326/M17-2383.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários