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Como usar os ovos na dieta?

06 de setembro de 2018 (Bibliomed). Um dos alimentos mais consumidos no mundo, os ovos têm poucas calorias e são uma fonte eficiente e rica de proteínas e vitaminas. Um ovo grande contém cerca de 6 gramas de proteína. Os ovos também são uma boa fonte de outros nutrientes, incluindo a vitamina D (que auxilia a saúde dos ossos e o sistema imunológico) e a colina (que ajuda no metabolismo e na função do fígado, bem como no desenvolvimento do cérebro fetal).

As gemas também podem ser boas para os olhos, já que são fontes significativas de luteína e zeaxantina, que foram demonstradas como capazes de reduzir o risco de catarata e degeneração macular, a principal causa de cegueira em pessoas com 55 anos ou mais.

Mas as gemas também são conhecidas por seu colesterol. Um ovo grande típico contém 186 miligramas de colesterol. Isso é mais da metade do valor previamente recomendado para o consumo diário antes que as diretrizes federais de dieta reduzissem a meta numérica em 2015, citando a falta de evidências científicas para um limite específico.

Agora, um estudo publicado na revista Journal Heart verificou que o consumo de um ovo por dia pode ser muito importante para a saúde. Pesquisadores estudaram quase meio milhão de adultos chineses ao longo de nove anos e descobriram que um ovo por dia levou a um menor risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral (derrame). Especialistas apontaram, no entanto, que os participantes desse estudo não estavam ingerindo uma dieta ocidental.

Outro estudo de maio de 2018, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, descobriu que comer pelo menos 12 ovos por semana durante três meses não aumentou os fatores de risco cardiovascular para pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 2. Esse resultado correu em paralelo com uma dieta saudável projetada para ajudar os participantes do estudo a perder peso.

A American Heart Association sugere um ovo (ou dois ovos brancos) por dia para as pessoas que os consomem, como parte de uma dieta saudável. As claras de ovos fornecem muita proteína sem o colesterol da gema.

A chave é que as pessoas conheçam seus fatores de risco. Em geral, as pessoas em risco de doença cardíaca, que têm diabetes ou que tiveram um ataque cardíaco (infarto) devem prestar muita atenção à quantidade de colesterol em sua dieta. Se a dieta de uma pessoa contém pouco colesterol, os ovos podem ser considerados menos perigosos.

Para alguém que decidiu se tornar vegetariano, e que não esteja comendo carne vermelha, talvez a única fonte de colesterol seja em um ovo. Essas pessoas provavelmente poderiam incluir um pouco mais de ovos em sua dieta.

Fonte: American Heart Association.

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