Notícias de saúde

Doença pulmonar obstrutiva crônica em mulheres com asma e não tabagistas

31 de agosto de 2018 (Bibliomed). A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença crônica causada principalmente pelo tabagismo, e é irreversível. É também a terceira principal causa de morte nos Estados Unidos, de acordo com a American Lung Association.

Mais de 4 em cada 10 mulheres com asma desenvolveram a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); o tabagismo pesado e a obesidade estavam entre os fatores de risco significativos, verificou um novo estudo.

Uma nova pesquisa envolveu mais de 4.000 mulheres com asma no Canadá, que foram acompanhadas por cerca de 14 anos após serem diagnosticadas com a doença. Durante esse tempo, 42% das mulheres desenvolveram DPOC.

Os pesquisadores examinaram fatores de risco para o desenvolvimento de asma e síndrome de sobreposição com evolução para DPOC. Eles descobriram que as mulheres que fumaram mais do que o equivalente a um maço de cigarros por dia durante cinco anos eram muito mais propensas a desenvolver a síndrome de sobreposição para DPOC do que aquelas que fumaram menos cigarros ou que nunca haviam fumado. No entanto, 38% das mulheres que desenvolveram asma e depois evoluíram para a DPOC nunca haviam fumado.

Estudos anteriores verificaram um aumento alarmante na síndrome de sobreposição à asma e evolução para DPOC em mulheres nos últimos anos, e que a taxa de mortalidade desta síndrome foi maior em mulheres do que em homens. Além de fumar, os pesquisadores descobriram que a obesidade, o fato de viver em uma área rural, os baixos níveis de educação e o desemprego, eram fatores de risco significativos para a asma e a evolução para a DPOC. Esses fatores estão associados a ser mais pobre e ter menos acesso a cuidados, pior tratamento da asma e falha em tomar medicamentos, o que poderia levar a ataques de asma mais frequentes causando alterações nas vias aéreas as quais aumentam o risco de ACOS, explicaram os pesquisadores.

O estudo foi publicado na revista Annals of the American Thoracic Society.

Fonte: Annals of the American Thoracic Society, news release.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários