Notícias de saúde

Mulheres jovens estão satisfeitas com o DIU como método contraceptivo

03 de julho de 2018 (Bibliomed). A maioria das mulheres adultas adolescentes e jovens relata alta satisfação com a inserção do dispositivo intrauterino (DIU), de acordo com um estudo publicado na revista Obstetrics & Gynecology.

Em um estudo financiado em parte pela Bayer Healthcare, que também forneceu os dispositivos de DIU, pesquisadores do Hospital Infantil de Filadélfia, e colegas conduziram uma análise secundária de dados de um estudo randomizado controlado por simulação com placebo envolvendo mulheres que tinham um DIU de 13,5 mg de levonorgestrel inserido em três clínicas de planejamento familiar. Noventa e cinco participantes (com idades entre 14 e 22 anos) foram randomizados para um bloqueio anestésico junto ao colo do útero feito com lidocaína 1%, ou então a um bloqueio simulado; 93 foram incluídos na análise.

Os pesquisadores descobriram que 76,8 % das participantes relataram alta satisfação geral com o procedimento e que 67,4 % relataram que recomendariam um DIU a um amigo. A maioria das participantes (83,2 %) sentiu que o DIU valeu o desconforto. Menor probabilidade de relatar alta satisfação geral foi observada em adolescentes versus adultos jovens e naquelas que nunca fizeram um exame ginecológico em comparação àquelas que o realizaram. Houve uma correlação negativa para escores mais altos de dor, com a chance de recomendar um DIU a um amigo e perceber o valor do DIU no esforço.

A pesquisa concluiu que as adolescentes e mulheres adultas jovens relatam altos níveis de satisfação após o procedimento de inserção do DIU. Uma idade mais jovem, a falta de experiência com exames ginecológicos e a dor mais intensa foram inversamente relacionados à satisfação.

Fonte: Obstetrics & Gynecology. DOI: 10.1097/AOG.0000000000002596.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários