Notícias de saúde

Quais os esforços para a erradicação global da poliomielite?

01 de junho de 2018 (Bibliomed). Os esforços globais para erradicar a poliomielite começaram em 1988, e quatro das seis regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS) alcançaram atualmente a certificação de livres da doença. Dentro das duas regiões restantes com poliomielite endêmica (África e Mediterrâneo Oriental), o Afeganistão, Nigéria e Paquistão nunca interromperam a transmissão do poliovírus selvagem (WPV).

O principal meio de detectar a transmissão do poliovírus é a vigilância da paralisia flácida aguda (PFA) em crianças com idade inferior a 15 anos, combinada com coleta e exame de amostras de fezes para detecção do do poliovírus selvagem e poliovírus derivados da vacina (VDPVs) em laboratórios credenciados pela OMS, a Rede Global de Laboratórios de Pólio (GPLN). A vigilância da PFA é complementada pela vigilância ambiental para o poliovírus no esgoto de locais selecionados. O sequenciamento genômico de poliovírus isolados possibilita o mapeamento da transmissão por tempo e local, avaliação de possíveis lacunas na vigilância e identificação do surgimento de VDPVs.

Um novo relatório publicado na revista eletrônica do CDC (Centers for Disease Control and Prevention , dos Estados Unidos), Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR), apresenta os dados de vigilância do poliovírus de 2016–2017, com foco particular em seis países da Região do Mediterrâneo Oriental e 20 países da Região Africana que relataram poliovírus selvagem ou poliovírus derivados da vacina circulantes durante 2011–2017.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep. DOI: 10.15585/mmwr.mm6714a3.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários