Notícias de saúde

Crianças muito irritadas têm maior risco de depressão

09 de maio de 2018 (Bibliomed). Crianças com extrema irritabilidade e humor depressivo/ansioso apresentam risco de suicídio durante a adolescência, de acordo com um estudo publicado na revista JAMA Psychiatry.

Pesquisadores franceses examinaram a correlação da irritabilidade na infância e os perfis de humor depressivos/ansiosos com a tendência suicida de adolescentes em um estudo de coorte de base populacional. Um total de 1.430 participantes canadenses no Estudo Longitudinal de Desenvolvimento Infantil de Québec foram avaliados anualmente ou bianualmente de 5 meses a 17 anos de idade.

Neste estudo de base populacional, publicado na revista JAMA Psychiatry, as crianças com alta irritabilidade e sintomas depressivos/ansiosos durante a infância (6-12 anos) apresentaram probabilidade 2 vezes maior de pensar em suicídio ou tentativa de suicídio na adolescência (13- 17 anos) em comparação com crianças que apresentam apenas humor depressivo/ansioso ou baixa irritabilidade e baixo humor depressivo/ansioso.

Portanto, a irritabilidade na infância deve ser considerada ao avaliar o risco de suicídio do adolescente, especialmente entre aqueles que apresentam sintomas maiores de humor depressivo/ansioso.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI:10.1001/jamapsychiatry.2018.0174.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários