Notícias de saúde

Nova vacina traz esperança aos portadores de câncer de ovário

08 de maio de 2018 (Bibliomed). O câncer de ovário é um "assassino silencioso", porque muitas vezes passa despercebido até ser diagnosticado tardiamente. Tratada com cirurgia seguida de quimioterapia, a maioria dos pacientes (85%) recaem e acabam desenvolvendo resistência à quimioterapia. Neste ponto, eles ficam sem opções de tratamento.

Agora, a imunoterapia ganhou terreno contra um adversário insistente: o câncer de ovário. Uma vacina contra o câncer personalizada é segura e pode prolongar a vida de pacientes com câncer de ovário, segundo um pequeno estudo clínico.

A transferência de células dendríticas autólogas (DCs) foi investigada como um método para aumentar as respostas de células T em vacinas terapêuticas para várias doenças. O novo estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, exibe os resultados de um estudo clínico envolvendo pacientes com câncer de ovário recorrente. As DCs dos pacientes foram misturadas a um lisado de tumor oxidado antes da transferência e administradas sozinhas ou em combinação com drogas imunomoduladoras. A vacina DC foi bem tolerada e induziu respostas de células T antitumorais potentes, correlacionando-se a um melhor prognóstico.

A "sobrevida global" foi significativamente maior em dois anos entre os pacientes que receberam a vacina, em comparação com pacientes que não receberam.

Assim, os cientistas estão esperançosos com base no fato de que um subgrupo de pacientes mostra uma resposta imune ao câncer. Geralmente, esses pacientes têm melhores taxas de sobrevida do que aqueles cujos sistemas imunológicos não reagem da mesma maneira.

Fonte: Science Translational Medicine. Vol. 10, Issue 436, eaao5931.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários