Notícias de saúde

Leptina está ligada à qualidade do sono em pacientes obesos com Diabetes Mellitus tipo 2

25 de abril de 2018 (Bibliomed). Os níveis de leptina plasmática estão associados com a qualidade do sono em pacientes obesos com diabetes tipo 2, mas não naqueles que não são obesos. Isso é o que indica recente pesquisa publicada na revista Journal of Diabetes Investigation.

Pesquisadores da Universidade da Cidade de Osaka no Japão investigaram a associação entre níveis de leptina em jejum e qualidade do sono em 182 pacientes com diabetes tipo 2. A eletroencefalografia de canal único foi utilizada para avaliar o padrão do sono.

Os pesquisadores descobriram que os pacientes obesos com diabetes tipo 2 apresentaram correlação positiva entre os níveis plasmáticos de leptina e um parâmetro para o sono profundo avaliado pelo poder delta durante o primeiro ciclo do sono. Esse relacionamento não foi visto em participantes não obesos.

No entanto, no grupo de obesos, os níveis plasmáticos de leptina foram associados positivamente apenas com o poder delta, não com o tempo de sono total, depois de ajustar os possíveis fatores de confusão, incluindo idade, índice de massa corporal e índice de apneia-hipopnéia.

Fonte: J Diabetes Investig. DOI:10.1111/jdi.12826.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários