Notícias de saúde

Bomba de insulina pode ser eficaz em crianças com diabetes tipo 1

16 de abril de 2018 (Bibliomed). O sistema de bomba de insulina MiniMed ™ 670G (Medtronic, Northridge, Califórnia) pode melhorar os resultados da glicemia em crianças com diabetes tipo 1 a partir dos sete anos de idade, de acordo com um estudo apresentado no Endocrine Society Annual Metting (ENDO 2018), que ocorreu de 17 a 20 de março em Chicago, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu a análise de dados de 105 crianças entre sete e 13 anos de idade com diabetes tipo 1, que foram inscritas em uma investigação de braço único em nove locais de investigação. As crianças usaram o sistema por um período desde o momento basal até duas semanas em modo de circuito  aberto, seguido por um período em casa de três meses com o Modo Automático de circuito fechado híbrido ativado.

Os resultados em crianças foram comparados com os dados do primeiro ensaio importante do dispositivo envolvendo 30 adolescentes entre os 14 e os 21 anos de idade, e 94 adultos entre os 22 e os 75 anos de idade. Na pesquisa inicial, o uso em casa do sistema por três meses melhorou a porcentagem de tempo na faixa de glicose alvo (70-180mg/dL), bem como a A1c, tanto em adolescentes quanto em adultos com diabetes tipo 1.

A porcentagem de tempo de manutenção na faixa alvo de glicose aumentou significativamente em todas as faixas etárias: de 56,2% para 65,0% em crianças, de 60,4% para 67,2% em adolescentes e de 68,8% para 73,8% em adultos.

Os níveis de A1c também foram significativamente reduzidos nas crianças, como nos adolescentes e adultos previamente estudados: de 7,9% para 7,5% em crianças, de 7,7% para 7,1% em adolescentes e de 7,3% para 6,8% em adultos.

Não foram relatados episódios de hipoglicemia grave ou cetoacidose diabética e nenhum evento adverso grave relacionado ao dispositivo, e quase todas as crianças continuaram a usar a bomba após o término do estudo.

De acordo com os pesquisadores, estes resultados indicam que o sistema MiniMed ™ 670G pode tratar  o diabetes de forma eficaz e melhorar o tempo na faixa de glicose e hemoglobina glicada (hemoglobina A1c) para indivíduos com diabetes tipo 1 entre sete e 75 anos que precisam de pelo menos oito unidades de insulina por dia.

Fonte: Endocrine Society Annual Metting (ENDO 2018), 17 a 20 de março, Chicago - Estados Unidos.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários