Publicidade

Notícias de saúde

Diabetes tipo 2 pode dar sinais até 20 anos antes do diagnóstico

21 de março de 2018 (Bibliomed). O risco de um indivíduo desenvolver diabetes tipo 2 (DT2) está associado a elevações sutis de glicose e lipídios mais de 20 anos antes do diagnóstico, de acordo com um estudo publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism.

Pesquisadores do Instituto Karolinska em Estocolmo, Suécia, avaliaram dados de 296.428 indivíduos que participaram da coorte AMORIS sueca. Todos tiveram sua glicemia de jejum medida em um exame de saúde durante o período de linha de base (1985 a 1996) e foram seguidos até 2012.

Os pesquisadores descobriram que 28.244 novos casos de DT2 foram identificados durante o período de estudo, com um risco médio de 20 anos de 8,1%. Os indivíduos com excesso de peso e obesidade e aqueles com glicemia de jejum elevada (fGlu) e triglicerídeos (TG) apresentaram risco substancialmente aumentado entre homens e mulheres. Mais de 20 anos antes do diagnóstico, os casos de DT2 apresentaram maior índice médio de massa corporal, fGlu e TG versus controles. A diferença de fGlu entre aqueles que desenvolveram DT2 e controles aumentou ao longo do tempo.

Isso sugere que os processos diabetogênicos ligados à resistência à insulina crônica operam por décadas antes do desenvolvimento do diabetes tipo 2, segundo os autores da pesquisa.

Fonte: Diabetes Obes Metab. Accepted Author Manuscript. DOI:10.1111/dom.13241.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: