Notícias de saúde

Doenças crônicas podem estar associadas ao maior risco de incidência de câncer

13 de março de 2018 (Bibliomed). As doenças crônicas estão associadas a uma proporção substancial do aumento de risco de incidência e mortalidade por câncer por câncer, de acordo com um estudo na revista BMJ.

Pesquisadores americanos seguiram 405.878 participantes por uma média de 8,7 anos em um estudo prospectivo de coorte. Os participantes foram submetidos a medição ou diagnóstico de acordo com métodos padrão para marcadores de doenças cardiovasculares, diabetes, marcadores de doença renal crônica, doença pulmonar e um marcador de artrite gotosa.

Os pesquisadores descobriram que, além da pressão arterial e da doença pulmonar, houve um risco significativamente aumentado de câncer incidente para as doenças e marcadores individualmente, com índices de risco ajustados variando de 1,07 para 1,44. Houve associação estatisticamente significativa para as oito doenças e marcadores com risco de morte por câncer. Observou-se uma correlação positiva para os pontos de risco de doença crônica que resumem as oito doenças e marcadores com risco de câncer de forma dose-resposta; os maiores índices foram correlacionados com um aumento de 2,21 vezes na incidência de câncer e um aumento de quatro vezes na mortalidade por câncer. Houve correlação para altas pontuações de doenças crônicas com anos substanciais de vida perdida (13,3 e 15,9 anos de vida perdida em homens e mulheres, respectivamente, para as pontuações mais altas).

Portanto, segundo os autores, as doenças crônicas são um fator de risco negligenciado para câncer.

Fonte: BMJ 2018;360:k134.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários